Prova Encceja 2024

O Encceja 2024 é um exame aplicado pelo Ministério da Educação voltado para jovens e adultos que ainda não finalizaram o ensino fundamental ou ensino médio na idade apropriada. Para obter o certificado, o participante deve conseguir 100 ou mais pontos em cada prova objetivo e, no mínimo, 5 pontos na redação. Então, quer saber um pouco mais sobre a prova Encceja 2024? Leia o artigo abaixo!

Prova Encceja 2024
Prova Encceja 2024

Abaixo você pode entender mais sobre a prova do Encceja, como se preparar, quais conteúdos e muito mais.

Prova Encceja 2024

A prova Encceja 2024 é aplicada em dois turnos: manhã e tarde. Nos anos anteriores, a prova era aplicada em dois dias. No entanto, atualmente, o INEP realiza apenas num dia, geralmente domingo, fazendo com que os participantes não tenham sua rotina alterada. A prova é composta por quatro exames objetivos, cada um com 30 questões de múltipla escolha, e também a redação.  

No ensino fundamental, as provas objetivas abrangem as áreas de conhecimento:

  • Matemática;
  • Ciências Naturais;
  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira Moderna;
  • Artes;
  • Educação Física;
  • História;
  • Geografia;
  • Redação.

Já para obtenção do ensino médio, os exames objetivos avaliam as seguintes áreas do conhecimento:

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Prova do Encceja
Prova do Encceja

Local da Prova Encceja 2024

O local de prova do Encceja de cada inscrito é divulgado individualmente junto com o cartão de confirmação de inscrição. Esse cartão fornece todas as informações pessoais e também local de prova de cada participante.

Aliás, o INEP recomenda que cada participante imprima o documento e leve no dia da aplicação da prova para evitar problemas como esquecimento ou confusão do local de prova. Vale ressaltar que o local de prova é escolhido de acordo com a localização fornecida no momento da inscrição.

Local da Prova Encceja 2024
Local da Prova Encceja 2024

Data da Prova

A data da prova do Encceja 2024 é divulgada junto com o edital, o que deve acontecer brevemente. No entanto, para não confundir o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), geralmente, a aplicação costuma acontecer meses antes. Em 2019, a aplicação da prova do Encceja aconteceu em 25 de agosto, um dia de domingo. Provavelmente, neste ano, o mês de realização do Encceja pode se repetir.

No dia da prova, o participante deve levar um documento de identificação, como passaporte, carteira de identificação ou carteira nacional de habilitação, e também o cartão de confirmação de inscrição.

Resultado Encceja 2024

Após a aplicação, as provas do Encceja são corrigidas e o resultado é divulgado. Geralmente, a consulta individual ao resultado do Encceja é liberada no último mês do ano. Em 2019, a divulgação aconteceu em 6 de dezembro. A consulta ao resultado pode ser feita no site do Encceja da seguinte maneira:

  1. Acesse a Página do Participante do Encceja 2024 pelo endereço eletrônico:  enccejanacional.inep.gov.br;
  2. Preencha a sequência do CPF e a senha de acesso;
  3. Selecione a figura que está sendo solicitada e clique em “Enviar”;
  4. Logado na plataforma, clique na opção “Resultado”;
  5. A plataforma irá exibir o resultado individual do participante.
Resultado do Encceja 2024
Resultado do Encceja 2024
4.7/5 - (3 votes)

One Response

  1. Francisco Hipolito Martins da Silva

Leave a Reply