Prova Brasil 2021

A Prova Brasil 2021 é mais uma ferramenta utilizada pelo Ministério da Educação (MEC) como instrumento de avaliação da educação brasileira. Muitas pessoas conhecem esse exame como Saeb. O objetivo da avaliação é direcionar para as diversas áreas do conhecimento, inclusive a Língua Portuguesa e a Matemática. Então se você chegou a esse post para saber um pouco mais a respeito da Prova Brasil 2021 saiba que está no blog certo. Me acompanhe!

Prova Brasil 2021

Prova Brasil 2021

O que é a Prova Brasil

A Prova Brasil nada mais é do que um exame aplicado para as turmas que estão na Educação Infantil, do 2º e do 9º ano do Ensino Fundamental. E participam dela os alunos que estudam em escolas da rede pública de ensino tanto das instituições municipais como também das estaduais.

E através dessa avaliação o governo tem a possibilidade de avaliar de forma mais adequada quais são as principais deficiências encontradas no ensino brasileiro e assim elaborar um diagnóstico mais apropriado.

Dito de outra forma, através desta prova se realiza uma média que é obtida pelo desempenho dos alunos do exame, que se junta com a taxa de reprovação e aprovação e também de abandono conforme o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).


O que cai na Prova Brasil 2021

Os estudantes que fazem a Prova Brasil devem responder a questões próprias de sua escolaridade, ou seja, que foram ou são estudadas no momento. Dessa forma, o conteúdo avaliado é aquele que corresponde ao aplicado na série em que o aluno se encontra e em conformidade com os regulamentos dos parâmetros curriculares nacionais.

Basicamente, a Prova Brasil é dividida em duas outras para as diferentes áreas do conhecimento:

  • Matemática e;
  • Língua Portuguesa.
  • Na primeira é cobrado os conhecimentos do estudante para solucionar os problemas através de cálculos.
  • Já na segunda é avaliada a capacidade de leitura e interpretação de textos da literatura brasileira.
O que cai na Prova Brasil 2021

O que cai na Prova Brasil 2021

A estrutura da prova é semelhante à de muitos exames. A Prova Brasil é constituída de questões de múltipla escolha, ou seja, a cada questão será disponibilizado quatro alternativas de resposta, sendo apenas uma a correta para cada pergunta.

Por outro lado, a quantidade de questões pode variar conforme o ano escolar do aluno. Mas em uma média é em torno de 25 questões para cada área do conhecimento.


Gabarito da Prova Brasil

A responsabilidade pela aplicação e divulgação dos gabaritos é totalmente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o qual não disponibiliza o gabarito das avaliações das provas aplicadas de Matemática e Português da Prova Brasil.

Mas os estudantes que vão fazer o exame podem consultar as plataformas na internet para fazer os simulados com as questões típicas da Prova Brasil. E nelas é possível encontrar as respostas corretas para que se possa fixar mais e melhor os conteúdos dos conhecimentos cobrados.

Gabarito da Prova Brasil

Gabarito da Prova Brasil


Resultado da Prova Brasil 2021

E quando se fala em prova um dos pontos que mais gera curiosidade por parte dos interessados é o que diz respeito ao resultado do exame. Diferente de outras avaliações, a Prova Brasil – através do Ministério da Educação –  não disponibiliza aos estudantes o acesso a média individual obtida na avaliação.

O objetivo desta avaliação é somente utilizar a prova como uma ferramenta para constituir nota do Ideb, embora existam outros fatores que podem ser incluídos para se informar a média de uma instituição.

Mas se deseja acessar o resultado final das provas anteriores poderá realizar o procedimento abaixo:

  • Acesse o site da Prova Brasil diretamente neste link
  • Em seguida, você deverá escolher o ano desejado
  • Depois aperte em “Prosseguir”
  • Para finalizar, digite os dados solicitados para concluir a consulta.
Resultado da Prova Brasil 2021

Resultado da Prova Brasil 2021

Vale lembrar que a aplicação das provas está prevista para ser realizada entre 21 de outubro e 1º de novembro de 2021, para todas as escolas públicas com as seguintes séries: 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.

A expectativa é de que a prova seja aplicada para mais de 6 milhões de estudantes em todo o Brasil.

Se quiser ficar por dentro de todos os detalhes a respeito deste assunto e de outros é só se cadastrar gratuitamente para receber nossa newsletter. Compartilhe agora este conteúdo!

Leave a Reply