Matrícula RIO 2024: www.matricual.rio

A cada dia que passa novas ferramentas são disponibilizadas pelo governo com o intuito de atender mais e melhor a população. E uma delas é justamente o Matrícula Rio 2024, que permite a transferência e a matrícula dos alunos nas escolas que participam do sistema. Esta modalidade não é restrita ao Rio de Janeiro. Existem outros estados que também já fazem esses procedimentos iniciais com o objetivo de diminuir as filas de espera para conseguir uma vaga escolar.

Neste post quero compartilhar contigo as informações importantes a respeito do Matrícula Rio 2024, inclusive se estiver tendo contato com o assunto pela primeira vez. Continue comigo pelos próximos tópicos.

Matrícula RIO 2024
Matrícula RIO 2024

 Matrícula Rio 2024

De modo geral trata-se de um tipo de ferramenta virtual que foi desenvolvido para dinamizar o processo de matrícula escolar. Com esta ferramenta os pais não precisam mais enfrentar longas filas, madrugar ou passar noites inteiras aguardando a oportunidade para garantir a matrícula dos seus filhos.

 Com esse sistema basta utilizar um dispositivo conectado à internet para fazer o procedimento inicial da matrícula e transferência na maior comodidade e de forma bem simples. Vale lembrar que o Matrícula Rio disponibiliza também matrícula e transferência para as modalidades que compreendem a:

  • Educação Especial;
  • Creches e;
  • EJA 2024 (Educação para Jovens e Adultos).
Matrícula Rio
Matrícula Rio

Matrícula Rio 2024 Online Passo a Passo

Para utilizar o sistema do Matrícula Rio 2024 e realizar a matrícula do seu filho é só acompanhar as orientações abaixo:

  • Visite a página oficial do Matrícula Rio neste link;
  • Assim que estiver na nova página aperte sobre “Faça sua inscrição”;
  • Em seguida você deverá escolher a opção de vida escolar adequada para o seu filho;
  • Depois deverá informar os dados que serão solicitados pelo sistema;
  • Após realizar toda essa etapa será preciso clicar em “Finalizar a inscrição”;
  • Aguarde o sistema emitir o seu número de inscrição que será apresentado na própria tela.
Matrícula Rio 2024 Online Passo a Passo
Matrícula Rio 2024 Online Passo a Passo

É importante lembrar que esta etapa é inicial e por isso mesmo você deve ficar atento e realizar o acompanhamento diário através do próprio portal utilizando o seu número de inscrição para se certificar se a sua solicitação foi devidamente atendida ou não.

Caso seja atendido você deverá seguir os próximos passos que irei te apresentar neste artigo. Continue comigo.

Documentos Necessários

Se no acompanhamento diário você verificar que a sua solicitação foi atendida deverá observar qual é a data em que precisará comparecer pessoalmente para efetivar a matrícula na escola desejada.

 Sendo assim deverá separar os documentos apresentados abaixo para levá-los no dia do comparecimento pessoal na escola:

  • Histórico escolar;
  • Ficha da transferência totalmente preenchida pela secretaria escolar;
  • Comprovante atual de residência;
  • RG e o CPF do aluno e do responsável pela matrícula.

Recomendo que assim que tiver a confirmação que seu pedido foi atendido no Matrícula Rio entre em contato com a escola pleiteada para se certificar quanto aos documentos exigidos. Assim se informará melhor se precisará apresentar apenas os documentos listados acima. Caso exija outros é só providenciar o quanto antes para levá-los no dia do comparecimento pessoal.

Calendário da Matrícula Rio

O calendário já foi divulgado pela plataforma, cujos períodos de matrícula são específicos para cada modalidade como se pode observar a seguir:

  • Matrícula Fácil para Educação Especial – Entre 25 de outubro e 3 de novembro de 2023
  • Transferência e Matrícula Fácil Pré-escola – Entre 16 de novembro e 28 de novembro de 2023
  • Transferência e Matrícula Fácil para Creche – Entre 6 de novembro e 16 de novembro de 2023
  • Transferência e Matrícula Fácil RJ para o Ensino Fundamental/ EJA – Entre 29 de novembro e 12 de dezembro de 2023.
Calendário da Matrícula Rio
Calendário da Matrícula Rio

Resultado da Matrícula Rio 2024

Além de todas essas datas apresentadas é importante você ficar atento quanto ao resultado da Matrícula Rio, cuja divulgação é realizada diretamente na plataforma que se pode ter o acesso por meio do login no sistema.

Além disso vale lembrar que a divulgação dos resultados depende também do nível de ensino. Dessa forma é importante fazer o acesso diário para verificar todos os detalhes em primeira mão.

Resultado da Matrícula Rio 2024
Resultado da Matrícula Rio 2024

Caso tenha dúvida poderá ligar para a Central de Atendimento no número 1746. Já para localidades fora da capital carioca o telefone é: (21) 3460-1746.

 Gostou? Deixe o seu like abaixo.

5/5 - (1 vote)

Leave a Reply