Inscrição Encceja 2024

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja 2024) é um exame destinado para os estudantes que ainda não obtiveram o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio na idade apropriada. A prova é aplicada anualmente pelo INEP e é aberta para qualquer pessoa, desde que esteja dentro da idade estabelecida para cada modalidade da prova. Então, quer saber como fazer inscrição Encceja 2024? Leia o artigo abaixo!

Inscrição Encceja 2024
Inscrição Encceja 2024

Lembrando que a inscrição ocorre somente uma vez ao ano. Não perca essa oportunidade.

Inscrição Encceja 2024

As inscrições para o Encceja são abertas anualmente, geralmente no fim do mês de maio. Em 2019, o processo de inscrição ficou aberto por onze dias: de 20 a 31 de maio.  As inscrições podem ser feitas gratuitamente e exclusivamente pela internet da seguinte maneira:

  1. Primeiramente, acesse a plataforma do Encceja 2024 pelo endereço: enccejanacional.inep.gov.br;
  2. No menu, entre as opções disponíveis, selecione “Página do Participante”;
  3. Preencha o formulário com número do CPF e a data de nascimento. Depois, selecione a figura que está sendo pedida e clique em “Enviar”;
  4. Depois, preencha o formulário com suas informações pessoais e residencial e, ao término, clique em “Próximo”;
  5. Na seção “Recursos”, selecione se precisa de atendimento especializado no dia da aplicação da prova. Caso não precise, clique em “Próximo”;
  6. Já em “Prova”, indique o nível para o qual deseja obter certificação, cidade da prova e instituição certificadora. Ao término, clique em “Próximo”;
  7. Em “Questionário”, responda as questões socioeconômica do grupo familiar.
  8. Logo depois, informe o número para contato e elabore a senha de login no site do Encceja 2024. Ao término, clique em “Finalizar”.
  9. O participante já está inscrito na prova para obtenção de certificado de ensino médio ou fundamental.
Inscrição Encceja
Inscrição Encceja

Quem pode se inscrever

Qualquer pessoa pode participar da prova. No entanto, para realizar a inscrição Encceja 2024, é necessário que obedeça a alguns critérios definidos pelo INEP.

  • Para quem busca o certificado de ensino fundamental, é necessário ter os 15 anos completos.
  • Já para quem deseja obter o certificado de ensino médio, é preciso ter 18 anos completos no dia da prova.

Prova do Encceja 2024

A prova do Encceja 2024 é dividida em dois turnos: manhã e tarde. Cada turno é composto por 30 questões de múltipla escolha e também redação, tanto para certificação de ensino fundamental quanto médio.

Para obter o certificado de ensino fundamental, na parte da manhã, as provas são de matemática e ciências naturais. No turno da tarde, as questões são de:

  • Língua portuguesa;
  • Artes;
  • Língua estrangeira moderna;
  • Geografia;
  • História;
  • Educação física e;
  • Redação.

Já para conseguir o certificado de ensino médio, no período matutino, as questões são de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Enquanto no período vespertino, as provas são de:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias;
  • E também a redação.
Prova do Encceja
Prova do Encceja

Resultado Encceja 2024

A prova do Encceja 2024 é aplicada no mês de agosto e o resultado é divulgado no fim do ano. Geralmente, a divulgação do resultado acontece no início de dezembro. O resultado pode ser consultado na Página do Participante do Encceja 2024.

Resultado Encceja 2024
Resultado Encceja 2024
5/5 - (1 vote)

Leave a Reply