Encceja Resultado 2024

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova aplicada anualmente com objetivo de conceder certificado de ensino fundamental ou médio para os cidadãos que estão fora da idade escolar. Antes os estudantes também podiam obter o certificado do ensino médio no ENEM, mas o Ministério da Educação (MEC) recuou, e tornou o Encceja a única forma de conseguir o certificado. Após a prova, os participantes podem consultar o resultado Encceja 2024 pela internet. Quer saber como? Leia o artigo abaixo!

Resultado Encceja 2024
Resultado Encceja 2024

Resultado Encceja 2024

Assim como as inscrições, o resultado Encceja 2024 também pode ser acessado facilmente no site oficial do exame. É um dos momentos mais aguardados pelos participantes. O procedimento de consulta é muito simplificado e pode ser feito em dentro de poucos segundos.

  1. Acesse a Página do Participante do Encceja 2024 pela URL: enccejanacional.inep.gov.br;
  2. No formulário de login, informe o CPF e a senha;
  3. Selecione a figura que está sendo solicitada e clique em “Enviar”;
  4. Logado na plataforma, selecione a opção “Resultado” no menu;
  5. Pronto! A plataforma irá exibir o resultado individual do participante.
Resultado do Encceja 2024
Resultado do Encceja 2024

Quando Sai o Resultado do Encceja 2024

A divulgação do resultado Encceja 2024 acontece no mês de dezembro. No ano passado, a liberação da consulta ao resultado do exame aconteceu no dia 6 de dezembro. Após conferir se foi aprovado, o estudante deve ir até a unidade certificadora que selecionou no momento da inscrição Encceja para pegar o certificado.

Para os participantes que residem no exterior, o Inep encaminha o certificado para o Ministério das Relações Exteriores que, posteriormente, envia para embaixadas e consulados brasileiros.

Gabarito Encceja 2024

Dias após a aplicação da prova, o INEP divulga o caderno de questões e também o gabarito da prova. Essa medida visa proporcionar mais segurança para todos os participantes. Além disso, os estudantes que prestarão o Encceja 2024 podem usar o gabarito para ter um panorama sobre quantas questões acertou ou errou.

Além disso, o INEP também disponibiliza as edições passadas do Encceja. Os participantes do Encceja 2024 podem treinar para o exame por meio desses exames. Desta forma, no dia da aplicação, estará habituado com formato da prova e das questões de múltipla escolha.

O INEP disponibiliza informações sobre as provas, edital e gabaritos através do seu site oficial, assim fica muito mais fácil de conferir.

Gabarito Encceja
Gabarito Encceja

Provas Encceja 2024

As provas do Encceja 2024 podem ser feitas por qualquer pessoa, desde que esteja fora da idade escolar e também tenha a idade estabelecida pelo INEP. Para obter o certificado de ensino fundamental é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos. Já para conseguir o certificado de ensino médio é preciso ter 18 completos na data de realização da prova.

A prova do Encceja 2024 para obtenção do certificado de ensino fundamental possui questões sobre:

  • Ciências naturais;
  • História;
  • Geografia;
  • Matemática;
  • Língua estrangeira moderna;
  • Artes;
  • Língua portuguesa;
  • Educação física e;
  • Redação.

Já a prova para certificado de ensino médio, as questões são de:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias e;
  • Ciências da natureza e suas tecnologias.
Prova do Encceja
Prova do Encceja
4/5 - (4 votes)

Leave a Reply