ENCCEJA 2024: Provas Anteriores

O ENCCEJA (Exame Nacional para a Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é um dos programas mais importantes que foi desenvolvido pelo Governo Federal. Ele permite aos alunos que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental ou Ensino Médio a oportunidade de finalizarem estes ciclos sem que, para isso, precise retornar à escola e refazer todas as matérias para obter a certificação.

O ENCCEJA acontece todos os anos pelo MEC (Ministério da Educação) em parceria direta com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), para se preparar, o estudante pode utilizar o ENCCEJA 2024 Provas Anteriores. A participação é gratuita. Confira a seguir maiores detalhes sobre o ENCCEJA 2024 Provas Anteriores.

Encceja 2024 Provas Anteriores
Encceja 2024 Provas Anteriores

Encceja 2024 Provas Anteriores

O ENCCEJA é realizado todos os anos geralmente em agosto. No exame são cobradas as principais disciplinas ofertadas tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, inclusive uma prova de redação. Independente se você parou de estudar há muito ou pouco tempo é recomendável se preparar para o exame através das provas anteriores aplicadas.

 Desta forma você tem a oportunidade de se familiarizar com o exame e ao mesmo tempo testar as suas habilidades nas disciplinas que deseja fazer a prova para obter a posterior certificação do seu ciclo educacional.

Provas Anteriores
Provas Anteriores

 E os exames anteriores são muito fáceis de serem acessadas, pois existem vários blogs e sites na internet que facilitam a sua pesquisa e você também pode encontrar no próprio site do INEP como se pode observar no passo a passo a seguir:

  • Acesse o site do INEP clicando diretamente neste link
  • Na página oficial do Instituto você encontra todas as matérias cobradas e seus respectivos gabaritos;
  • Clique sobre a prova desejada para verificar todos os seus detalhes.

Através desta oportunidade você pode testar gratuitamente os seus conhecimentos e se familiarizar com o modelo de prova aplicado pelo MEC, o que vai te dar maior tranquilidade e ao mesmo tempo te mostrará quais são os assuntos das matérias que você precisa intensificar os seus estudos para fazer uma boa pontuação no dia do exame.

Como Estudar para o ENCCEJA

Ao contrário do que muitos possam pensar o ENCCEJA não é uma prova tão complicada quanto possa parecer ao primeiro contato. É claro que como todo exame é necessário que você estude. Caso você nunca tenha feito esta prova saiba que a mesma é organizada da seguinte forma: o MEC aplica o exame em dois turnos: ou seja, pela manhã e pela tarde.

 Em cada um desses turnos você contará com uma prova ENCCEJA com 30 questões objetivas e uma redação. As disciplinas que são cobradas por ciclo educacional são as seguintes:

 Ensino Fundamental

  • Língua portuguesa
  • Matemática
  • Língua estrangeira
  • Artes
  • História e Geografia
  • Educação Física
  • Ciências.

 Ensino Médio

  • Linguagens, códigos e as suas tecnologias
  • Matemática e as suas tecnologias
  • Ciências Humanas e as suas tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias.
Prova do Encceja
Prova do Encceja

Inscrição ENCCEJA 2024

Se você deseja se inscrever para fazer a próxima prova do Encceja edição 2024 saiba que o procedimento é totalmente gratuito e pela internet. É só seguir as orientações listadas abaixo:

  • Acesse a página oficial do Encceja do INEP aqui;
  • Assim que carregar o sistema clique sobre “Inscrição 2024”;
  • Agora insira o número do seu CPF e mais a data do seu nascimento;
  • Preencha corretamente o desafio proposto pelo sistema;
  • Aperte o botão “Enviar”.
Inscrição Encceja
Inscrição Encceja

Ao ser redirecionado siga atentamente todas as orientações apresentadas na sua tela.

Resultado ENCCEJA

O resultado do ENCCEJA 2024 é rapidamente disponibilizado após algumas semanas da realização do exame. E assim como a inscrição você pode conferir o seu desempenho diretamente na página oficial que se pode clicar diretamente aqui.

É só fazer o seu login no sistema para conferir o gabarito oficial da prova.

Resultado do Encceja 2024
Resultado do Encceja 2024

Apostilas ENCCEJA 2024

Para participar da avaliação do Encceja ha várias disciplinas cobradas para avaliar as habilidades dos estudantes. Assim como você pode ter o acesso gratuito e rápido pela internet das provas anteriores com seus respectivos gabaritos, do mesmo modo você também pode acessar as apostilas do exame para ganhar tempo e aumentar a sua preparação para a prova.

 Dessa forma se você quer ter um material de qualidade totalmente direcionado para a prova do Encceja, e melhor: gratuito, é só clicar neste link que você poderá conferir um vasto material que vai te ajudar a ter sucesso. Boa sorte!

5/5 - (1 vote)

Leave a Reply