Encceja 2024

Os brasileiros que ainda não finalizaram o ensino fundamental e médio podem obter o certificado de conclusão por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Aplicado pelo Ministério da Educação (MEC) por meio do INEP, a prova possui o objetivo de acelerar a formação dos cidadãos e promover a abertura de portas do mercado de trabalho. Então, quer se informar sobre como funciona o Encceja 2024? Leia o artigo abaixo!   

Encceja 2024
Encceja 2024

Não deixe essa oportunidade passar, a prova acontece apenas uma vez ao ano. Se prepare e obtenha o seu certificado de conclusão do nível fundamental ou médio. Isso lhe abrirá novas chances.

Encceja 2024

O Encceja é um exame aplicado para obter certificados do ensino fundamental e médio. Embora anos atrás o Exame Nacional do Ensino Médio também podia ser usado para obter a certificação do ensino médio, em 2017, o MEC voltou atrás e decidiu isolar novamente a certificação do ensino médio para o Encceja.

  • Para obter a certificação do ensino fundamental, o estudante deve ter a partir de 15 anos e idade e não ter estudado até o nono ano.
  • Já para ensino médio, é preciso ter 18 anos ou que ainda não finalizaram os três anos de ensino médio.

No dia da prova do Encceja 2024, os portões são abertos às 8 horas e fecham às 8h45, com começo das provas às 9h e término às 13h. No período da tarde, os portões são abertos às 14h30 e fecham 15h15, com começo das provas às 15h30 e término às 20h30.

Para entrar na sala de aplicação é necessário apresentar documento de identificação com foto, como carteira de identidade, trabalho ou motorista.

Inscrição Encceja 2024

Assim como ENEM, a inscrição na prova do Encceja 2024 é feita exclusivamente pela internet. O procedimento de inscrição é muito simples e pode ser feito em dentro de poucos minutos, desde que o participante tenha todas as informações solicitadas em mãos. O candidato pode fazer inscrição no Encceja 2024 da seguinte maneira:

  1. Acesse a página inicial do Encceja pelo endereço eletrônico: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial;
  2. Selecione a opção “Página do Participante”;
  3. Informe o número do CPF e a data de nascimento e clique em “Enviar”;
  4. Preencha o formulário com seus dados pessoais e residencial e clique em “Próximo”;
  5. Em “Recursos”, informe se necessita de atendimento especializado para realização da prova. Caso não precise, clique em “Próximo”;
  6. Na seção “Prova”, indique o nível para o qual deseja obter certificação, cidade da prova e instituição certificadora. Ao término, clique em “Próximo”;
  7. Em “Questionário”, responda as perguntas relacionadas ao cenário socioeconômico do grupo familiar.
  8. Informe o número para conta e defina a senha de login na plataforma do Encceja 2024. Depois, clique em “Finalizar”. Pronto, o estudante estará inscrito na prova para obtenção de certificado de ensino médio ou fundamental.
Inscrição Encceja 2024
Inscrição Encceja 2024

Gabarito Encceja

Após a aplicação da prova, o INEP divulga os gabaritos de todos os cadernos de questões das provas de ensino fundamental e médio. Por meio dele, os participantes do Encceja poderão conferir previamente o que errou e acertou na prova antes da divulgação do resultado final.

Além disso, o INEP também disponibiliza cadernos de questões e gabaritos de provas aplicadas em anos anteriores.

Esse material pode auxiliar os estudantes que estão pretendendo realizar o Encceja este ano a se habituar aos assuntos abordados e formato das questões. Com isso, o estudante chegará no dia da prova mais tranquilo e seguro para obter a certificação.

Prova do Encceja

A prova do Encceja 2024 é aplicada num único dia, dividida em dois turnos: manhã e tarde. Ela é composta por 60 questões objetivas, 30 em cada turno, e a redação de um texto.

O exame de obtenção do certificado de ensino fundamental, na parte da manhã, abrange 30 questões de matemática e ciências naturais. Enquanto, no período vespertino, as questões são de:

  • Educação Física;
  • História;
  • Geografia;
  • Língua portuguesa;
  • Língua estrangeira moderna;
  • Artes;
  • E também a redação.  

Já para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio, os estudantes, na parte da manhã, devem responder 30 questões de matemática e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. Na parte da tarde, as questões envolvem:

  • Linguagens;
  • Códigos e suas tecnologias;
  • Ciências humanas e suas tecnologias;
  • E também a redação.
Prova do Encceja
Prova do Encceja

Como Consultar o Local da Prova do Encceja

Após a liberação do INEP, os candidatos que se inscreveram para prestar a prova do Encceja 2024 podem checar o endereço de realização da prova. Em alguns momentos, a plataforma pode apresentar instabilidade, mas o recomendável é que os estudantes continuem tentando. A consulta ao local pode ser feita da seguinte maneira:

  1. Acesse a Página do Participante pelo endereço: enccejanacional.inep.gov.br.
  2. No formulário de login, informe o número de CPF e a senha.
  3. Selecione a figura solicitada pela plataforma e clique em “Enviar”.
  4. Logado na página do Encceja, clique em “Local de Prova”, no menu.
Como Consultar o Local da Prova do Encceja
Como Consultar o Local da Prova do Encceja

Após a divulgação do resultado do Encceja 2024, o estudante também pode emitir o cartão de confirmação de inscrição, que é um documento necessário para se informar sobre a numeração da sala, bloco, instituição e horários. Essa é uma medida recomendada pelo INEP para evitar que o candidato se confunda e perca a prova.

Resultado Encceja 2024

O resultado do Encceja é um dos momentos mais aguardados pelos estudantes que prestaram o exame. Geralmente, o INEO realiza a divulgação da prova no início de dezembro. Por exemplo, o Encceja 2019 teve seu resultado individual divulgado em 6 de dezembro. É bem provável que os meses se repitam esse ano. Após a liberação, os estudantes podem também consultar o resultado pela internet da seguinte maneira:

  1. Acesse a Página do Participante do Encceja 2024 pelo endereço: enccejanacional.inep.gov.br;
  2. No formulário, preencha a sequência do CPF e a senha de acesso;
  3. Marque o desenho que está sendo solicitada e clique em “Enviar”;
  4. No menu, clique na opção “Resultado”;
  5. A plataforma irá exibir o resultado individual do participante.
Resultado Encceja 2024
Resultado Encceja 2024

Para ser aprovado e obter o certificado, o estudante deve ter obtido pontuação mínima em cada prova objetiva, sendo possível conseguir até 200 como nota máxima.

4.7/5 - (3 votes)

Leave a Reply