Enade 2024: O que É, Cursos Avaliados, Inscrição, Datas, Resultado

Hoje em dia existem muitas métricas desenvolvidas para entender o resultado de certas iniciativas, tanto dentro de empresas privadas, como as do governo. Nesse sentido, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade 2024), tem a função de avaliar o nível de avanço do ensino superior do Brasil.

Enade

Enade

Se você ainda não terminar o ensino fundamental e médio, mas deseja concluir essa etapa da vida, pode participar da prova do Encceja, um exame destinado a jovens e adultos que desejam obter o certificado de conclusão desses níveis.

O que é o Enade 2024

Como foi citado anteriormente, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), nada mais é que uma métrica feita a cada 3 anos no ensino superior de todo o Brasil.

Embora seja um estudo feito pelo Governo Federal, não são apenas instituições públicas que são avaliadas, mas também, as privadas.

O ENADE é aplicado pelo INEP entidade do governo federal, vinculada diretamente com o Ministério da Educação.

Atualmente, o ENADE não se limita na avaliação de alunos que estão concluindo o ensino superior, mas também os que estão ingressando no mesmo.

O resultado desse exame não verifica apenas o rendimento dos alunos de uma determinada instituição comparada às demais instituições nacionais, mas também compara coma s internacionais.

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes

Exame Nacional de Desempenho de Estudantes


Quais os cursos avaliados em 2024

Atualmente, as áreas de graduações nas universidades e faculdade brasileiras são divididas em 3 grupos, onde, cada grupo tem uma avaliação a cada 3 anos.

Agora, no ano de 2024, os cursos que serão avaliados pelo ENADE, são:

  1. Secretariado Executivo;
  2. Jornalismo;
  3. Publicidade e Propaganda;
  4. Designer;
  5. Ciências Contábeis;
  6. Teologia;
  7. Psicologia;
  8. Direito;
  9. Serviços Sociais;
  10. Tecnologia em Gestão Comercial;
  11. Relações Internacionais;
  12. Ciências Econômicas;
  13. Administração;
  14. Administração Pública;
  15. Turismo.

Inscrição no ENADE 2024

Principalmente os alunos que estão ingressando ou concluindo o ensino superior, já tiveram que passar pelo temido ENEM e fazer a inscrições do mesmo.

Entretanto, você que está em um dos cursos acima, não se preocupe, não é preciso fazer inscrições para o ENADE, tudo é feito pela própria faculdade/universidade que você estuda.

Inscrição no ENADE

Inscrição no ENADE

Se você deseja se qualificar com a realização de cursos, há diversos programas que oferecem baixos valores e bolsas de estudos, como o caso da ETEC, FAETEC 2024, Educa Mais Brasil 2024, entre outros.


Data da Prova

Para o ano de 2024 o calendário já está liberado, basta acessar o site oficial do exame e conferir se o seu curso está lá e as datas de cada etapa do processo.

Segundo o próprio site, a realização da prova pelo INEP vai acontecer no dia 25/11.

Lembre-se, o ENADE é uma avaliação semelhante ao ENEM 2024, ou seja, existe um horário para início e Término da Prova. Sendo assim, qualquer atraso não é permitido, os estudantes que se atrasarem ficaram de fora da prova.


Gabarito

A fim de verificar os gabaritos, basta acessar o site oficial do INEP pela própria plataforma do governo aqui.


Resultado ENADE

Para consultar o resultado do ENADE é muito simples, porém, é importante salientar que os resultados para a avaliação em 2024 não tem data marcada.

Passo a Passo para conferir o resultado ENADE:

  1. Acessar o site ENADE – INEP AQUI;
  2. Procurar a opção Resultados;
  3. Clique no botão.
Resultado do Exame

Resultado do Exame

Após clicar você terá acesso ao resultado de todas as avaliações já feitas e os cursos avaliados.

Caso você tenha uma avaliação para 2024 e deseja verificar os resultados referentes ao seu curso nos outros anos, basta subtrair por 3.

Ou seja, a última avaliação que foi feita referente ao seu curso foi executada no ano de 2018.

5/5 - (2 votes)

Leave a Reply