EJA 2024: Inscrições, Vagas e Datas, CONFIRA AQUI

A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é um sistema disponibilizado pelo Ministério da Educação (MEC) que oferece oportunidade há milhares de brasileiros que desejam concluir os seus estudos, mas que por algum motivo não conseguiram realizar dentro do prazo regulamentar. Se você chegou a esse artigo com o intuito de saber mais detalhes a respeito do EJA 2024 continue comigo pelos próximos parágrafos. Me acompanhe!

EJA 2024
EJA 2024

EJA 2024: O que é

Muitas pessoas que, em algum momento, já ouviram falar um pouco a respeito do EJA 2024 costumam confundi-lo com o Supletivo. O EJA compõe uma das 7 modalidades que foram definidas pelo MEC, e é direcionada para as pessoas que não conseguiram concluir o ciclo da Educação Básica, o qual compreende o Ensino Fundamental e Médio dentro do prazo regular.

Em outras palavras, o EJA é o termo mais utilizado hoje em dia do que supletivo, uma vez que ambos se referem a mesma coisa.

Como Funciona

O EJA é uma modalidade de ensino que foi organizada e dividida em dois aspectos: EJA Ensino Fundamental e EJA Ensino Médio. Em ambas o aluno matriculado consegue concluir o seu ciclo de estudo em um prazo menor de tempo do que se voltasse a estudar no modelo tradicional de ensino.

De toda forma é importante observar que é exigido pelo programa uma idade mínima para participar de cada um dos dois ciclos.

  • Quem vai fazer o EJA para Ensino Fundamental deve ter a idade igual ou superior a 15 anos completos para fazer a prova.
  • Por outro lado, no nível Médio exige-se uma idade mínima de 18 anos completos.

Em qualquer uma das duas modalidades o estudante não irá realizar o pagamento de nenhuma mensalidade, já que o programa é totalmente gratuito e é oferecido nas escolas municipais e estaduais, as quais geralmente ocorrem durante o período noturno, uma vez que é comum que os estudantes trabalham durante o dia.

Como Funciona
Como Funciona

VEJA TAMBÉM:

EJA 2024 à Distância

Com o uso frequente da internet para resolver diversas questões em nosso dia a dia agora ficou mais fácil voltar a estudar para quem precisou parar antes do tempo.

Dessa forma, se por algum motivo relacionado a disponibilidade de tempo ou até mesmo deslocamento da sua região até uma escola pública em que é oferecido o EJA presencialmente acaba dificultando e impossibilitando de frequentar as aulas do curso você pode optar em fazer o EJA à distância.

EJA 2024 à Distância
EJA 2024 à Distância

Esta modalidade oferece maior facilidade para quem tem dificuldade em se deslocar da sua casa até uma escola e a diferença básica reside somente na utilização da internet para acessar as aulas, uma vez que todo o conteúdo disponibilizado aos estudantes é semelhante aquele que é aplicado para quem faz o EJA 2024 presencial.

Sendo assim, se você procura por um EJA à distância e não sabe exatamente como escolher a instituição para estudar pela internet saiba que existem algumas regras básicas que foram estabelecidas pelo MEC como critérios, para que os cursos dessa modalidade possam funcionar plenamente. São elas:

  • Ter um espaço virtual de aprendizado (também conhecido como Ambiente Virtual de Aprendizado), que nada mais é do que um local virtual para a disponibilização das aulas online;
  • O curso deve disponibilizar o material didático necessário aos estudantes;
  • O curso deverá ter uma duração igual ou superior a 1200 horas;
  • É necessário a disponibilização de biblioteca e laboratório de informática nos polos de apoio presencial para o uso facilitado dos estudantes.

Em outras palavras, embora você estude boa parte em casa periodicamente deverá comparecer ao polo da instituição matriculado para o encontro com professores em que poderá tirar as principais dúvidas.

 EJA Ensino Médio

Outra praticidade que pode atender bem grande parte dos estudantes é o EJA Ensino Médio, cuja certificação você pode obter através da prova do ENCCEJA que já foi mencionado em um artigo específico aqui no blog. Através da página de inscrição oficial você pode acessar o edital e verificar todos os detalhes do programa.

Plano de Aula do EJA 2024

O plano de aula do EJA 2024 envolve uma didática totalmente voltada para o dia a dia do aluno para aumentar a sua assimilação dos conteúdos, além de várias tarefas.

Quer ficar por dentro de todas as novidades? Cadastre-se!

4.6/5 - (12 votes)

4 Comments

  1. Leandro Luiz de Oliveira
  2. Kamyla Pinto da Silva
  3. Jamille Ferreira
  4. Rayane Cristina Alves Francisco

Leave a Reply