CPSA – FIES 2024

CPSA – Se você vem pesquisando sobre o FIES 2024 é provável que tenha ouvido falar do CPSA. Mas se ainda não sabe o que significa pode ficar tranquilo, pois está no artigo certo. Veja a seguir o que significa CPSA FIES abaixo e descubra como funciona.

Os estudantes que são beneficiados pelo FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) devem ficar bastante atentos quanto as regras do programa para não perder essa excelente oportunidade que lhe permite dar continuidade aos estudos superiores.

CPSA FIES 2024

CPSA FIES 2024

O FIES é hoje um dos programas de financiamento estudantil mais importantes que tem auxiliado milhares de estudantes brasileiros a realizarem o sonho de fazer uma faculdade por meio de uma bolsa.

Como se sabe, muitos são os gastos dos universitários enquanto fazem os seus cursos de graduação, e dependendo da instituição de ensino superior o valor das mensalidades acaba pesando no bolso.


O que é CPSA?

A CPSA é uma sigla que se refere à “Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento” que é um setor presente em todas as instituições de ensino superior. Como o próprio nome indica é o setor responsável para orientar e acompanhar os estudantes nos mais diversos assuntos acadêmicos.

No caso específico do FIES 2024, a CPSA tem como uma de suas tarefas principais validar as informações que são prestadas pelos alunos durante o processo de inscrição no Fundo de Financiamento, assim como nos procedimentos referentes aos aditamentos dos contratos.

O que é CPSA

O que é CPSA?

A título de curiosidade, a CPSA é composta de cinco membros, os quais são designados da seguinte forma: dois representam a instituição de ensino, dois representam a entidade máxima da representação estudantil da referida instituição e o quinto membro representa o corpo docente da instituição.

Nas instituições em que não existe a entidade representativa dos estudantes escolhe-se, para tanto, os representantes estudantis para compor a Comissão.


Documentos Solicitados pela CPSA

Quando o aluno faz a sua inscrição no sistema do SisFies ele deve se dirigir pessoalmente até a CPSA de sua instituição, no prazo máximo de até 10 dias após realizar a conclusão da inscrição para validar as informações que prestou anteriormente.

Em outras palavras, você deverá juntar a documentação referente a todos os dados fornecidos no sistema. Os documentos solicitados pela CPSA são os seguintes:

  • Documento de Identificação (RG, CNH, Carteira Funcional, Identidade Militar, CTPS, Passaporte ou o Registro Nacional de Estrangeiros)
  • Comprovante de residência (contas de água, luz, telefone ou gás)
  • Comprovante de conclusão do Ensino Médio
  • Comprovante de rendimentos.

E atenção: a CPSA define qual é o documento que você deverá apresentar. Sabendo disso, fique atento e providencie o mais rápido possível para não perder o seu financiamento.


O que Acontece se o Estudante não Comparecer à CPSA?

É muito importante que você compareça pessoalmente munido de toda a sua documentação tanto no CPSA quanto no Agente Financeiro, ou seja, na instituição bancária responsável pelo seu financiamento.

Se por acaso você não comparecer a nenhum deles dentro dos prazos determinados a sua inscrição será considerada cancelada. Neste caso, será preciso que você realize uma nova inscrição no programa, a qual poderá ser feita a qualquer momento.


Como Fazer a Inscrição no FIES

Para se inscrever no FIES você deverá fazer o seguinte:

  1. Acesse o site do Fies Seleção aqui (http://fiesselecao.mec.gov.br/)
  2. Informe o número do seu CPF, data de nascimento e um e-mail para contato
  3. Cadastre uma senha de fácil memorização
  4. Acesse o seu e-mail e clique no link de ativação da conta do cadastro
  5. Acesse novamente o FIES Seleção
  6. Informe os seus dados pessoais e também os do curso e instituição em que estuda.
  7. Aguarde o comunicado de pré-seleção.
  8. Ao ser pré-selecionado, acesse novamente o SIS Fies em até 5 dias corridos
  9. Efetive a sua inscrição
  10. Procure a CPSA da sua instituição no máximo em 10 dias e valide as informações
  11. Oficialize em até 10 dias, a partir do 3º dia útil, o financiamento junto ao banco escolhido.

Inscrição FIES 2024


Aditamento FIES

Para renovar o seu FIES siga este procedimento:

  1. Acesse o site do Sis Fies aqui (http://sisfiesportal.mec.gov.br/index.php)
  2. Clique em “Aditamento de Contrato”
  3. Faça o login
  4. Confira os seus dados
  5. No final da página, clique em “Sim”
  6. Em seguida, clique em “Confirmar aditamento”
  7. Imprima a página.

Aditamento FIES 2024

Viu como é simples? Se ainda tiver dúvidas é só perguntar nos comentários abaixo.

5/5 - (1 vote)

Leave a Reply