Certificado ENCCEJA 2024: Como tirar, Quem tem direito

O “Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos” mais conhecido como Encceja é a oportunidade ideal para quem precisa concluir os estudos pendentes, seja na modalidade do Ensino Fundamental como no Médio. Com o certificado Encceja você pode se candidatar para cursos e realizar exames que solicitem a comprovação escolar respectiva ao seu grau de ensino.

Por isso se você, por algum motivo, não conseguiu concluir o Ensino Fundamental ou Médio precisa ficar atento a este post para saber o que é preciso ser feito para conquistar o certificado Encceja 2024.

Certificado Encceja 2024
Certificado Encceja 2024

ENCCEJA 2024

O ENCCEJA 2024 é um exame aplicado em todo o Brasil com o objetivo de certificar os jovens e adultos a finalizarem o grau de escolaridade pendente. Este exame é aplicado pelo Ministério da Educação (MEC).

É importante lembrar que este exame é aplicado não só em todo território nacional, mas também no exterior para os estudantes brasileiros que residem em outros países e precisam da certificação.

Requisitos para pedir o Certificado ENCCEJA 2024

A participação no ENCCEJA é de forma livre, mas é preciso atender os seguintes requisitos:

  • Para obter a certificação do Ensino Fundamental o candidato deve ter no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame, e para a certificação do Ensino Médio deverá ter no mínimo 18 anos completos.
  • Alcançar a nota mínima de 100 pontos para cada uma das áreas do conhecimento exigidas no exame.
  • O candidato deverá alcançar uma nota mínima de 5 pontos na prova de redação para ser considerado aprovado no exame.
Requisitos para pedir o Certificado Encceja 2024
Requisitos para pedir o Certificado Encceja 2024

Para que Serve o Certificado ENCCEJA

Os candidatos que fizerem a prova do ENCCEJA e obtiverem a posterior aprovação nele poderão utilizar a certificação para algumas das situações listadas abaixo:

  • Se matricular em algum curso de graduação;
  • Se matricular em curso na modalidade técnica;
  • Tomar posse em uma vaga, cuja aprovação tenha sido feita através de concurso público.

É importante ressaltar que nessas 3 opções apresentadas o certificado do Encceja válido como comprovante de escolaridade é para quem obtiver aprovação no exame para a conclusão do Ensino Médio.

Por outro lado, quem conseguir a certificação do Ensino Fundamental poderá se matricular em uma escola que ofereça o Ensino Médio para dar continuidade aos seus estudos ou então apresentar o documento para algum curso livre ou vaga de emprego em que é exigido como comprovação o certificado para este ciclo de estudo.

Como Tirar o Certificado Encceja 2024

É muito importante que os candidatos aprovados no Encceja fiquem atentos a esta informação que irei repassar para obterem o certificado necessário com a comprovação do grau de escolaridade realizada.

O certificado Encceja é repassado por meio de uma instituição, a qual define o tempo, os seus próprios prazos e procedimentos necessários para oferecer o documento. Isso acontece devido ao fato que o MEC é o organizador do exame e deixou livre a definição de procedimentos e prazos para cada uma dessas instituições.

Como Tirar o Certificado Encceja
Como Tirar o Certificado Encceja

 As variações podem ser pequenas, já que os procedimentos adotados pelas instituições certificadoras geralmente são similares. Sendo assim vou te apresentar a seguir qual é o procedimento necessário para solicitar o seu certificado Encceja 2024:

  • Assim que você acessar o resultado oficial do ENCCEJA separe os seus documentos pessoais para apresentar na instituição certificadora, como por exemplo: o CPF, RG e o boletim do participante. É necessário apresentar os documentos pessoais originais acompanhados de suas respectivas cópias;
  • Feito isso você deve se dirigir pessoalmente até a instituição certificadora que escolheu durante o processo de inscrição no Encceja;
  • Preencha o formulário de solicitação do certificado do Encceja e entregue ao responsável da instituição os seus documentos;
  • Em seguida, você será informado quanto a data de entrega do documento e receberá um protocolo do pedido, o qual pode ser apresentado durante o processo de matrícula em um curso que for pleitear em nível técnico ou superior.

 Depois deverá comparecer na data e horário especificado pelo protocolo do pedido para retirar o certificado Encceja. Geralmente o período necessário de espera para a confecção e entrega do certificado é entre 45 e 60 dias.

Agora quem reside e faz a prova no exterior deverá procurar o consulado ou embaixada do Brasil.

Ficou com mais alguma dúvida? Deixe então a sua pergunta nos comentários abaixo.

5/5 - (2 votes)

Leave a Reply