Cancelamento FIES 2024

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES 2024) é a oportunidade que milhares de jovens tem de dar continuidade a sua vida acadêmica. É um dos maiores programas de inclusão educacional que tem como objetivo ajudar os jovens de baixa renda a financiar os estudos de maneira integral. Às vezes, porém, o estudante pode precisar realizar o cancelamento FIES 2024, seja porque não precisa mais do financiamento, ou porque quer trancar os estudos. Por isso, hoje explicaremos tudo o que você precisa saber sobre o cancelamento FIES 2024 abaixo:

Cancelamento FIES 2024

Cancelamento FIES 2024

Você anda não faz parte do Financiamento Estudantil? Confira como realizar a inscrição FIES 2021, e conclua seu estudo no ensino superior.


Cancelamento FIES 2024 – Como funciona?

CancelarSe por algum motivo você desistir do seu financiamento veja como é simples cancelar o seu contrato, veja abaixo como efetuar o cancelamento do FIES 2024:

  • Você deverá acessar o site do SisFIES entre os dias 1 e 15 de cada mês.
  • Em seguida informe o seu CPF e senha para logar no sistema, em seguida basta clicar em “encerramento”, depois clique em aditamentos disponíveis, procure em seguida o semestre disponível de sua referência.
  • Após concluir os passos a seguir, você vai precisar selecionar a opção de encerramento, vale ressaltar, que você vai ter que pagar as taxas do contrato, é importante fazer a sua simulação e conferi como vai ficar as parcelas.
  • O próximo passo e escolher como você irá consultar suas parcelas, confira as opções:
  1. Você poderá liquidar o seu contrato no ato do encerramento de suas parcelas ou você poderá pagar tudo de uma só vez.
  2. Você pode pagar o seu contrato no ato da fase de utilização, carência e pagamento trimestral de juros, que são mantidas até o final do contrato. Sendo assim, você vai pagar R$ 150,00 quando terminar, cumpre a amortização e carência.
  3. Você pode antecipar a fase de carência, nesse caso você começará a pagar as parcelas que só quitaria depois de 18 meses de carência, após o termino de contrato, dessa forma após isso você passa a quitar as parcelas do financiamento.
  4. Ou você pode escolher quitar tudo o que falta, seguindo o prazo de 3 vezes o tempo que usou o financiamento.
  • Depois disso, basta clicar em prosseguir, depois é só confirmar.
  • Com os passos a passo concluídos, vá até uma agência bancária onde você fechou o contrato de financiamento e assine o mesmo dentro do prazo estipulado ao encerramento, neste caso o fiador deve ir junto.

Em alguns casos também há a dilatação, ou seja, solicitação de aumento do prazo de financiamento.

A primeira edição do FIES foi em 2010 é até hoje vem auxiliando milhares de jovens em todo o mundo a conseguir a oportunidade de continuar os estudos com uma mensalidade que cabe no bolso, através do FIES 2021, esse sonho de ter uma formação acadêmica é possível.


Taxas de Juros FIES 2024

A taxa de financiamento é de 6,5% ao ano com o período de 18 anos de carência, mais 3 vezes o período de amortização total da duração do seu curso, com mais 12 meses. Fique de olho nos documentos necessários FIES 2024 para realizar o cancelamento do seu financiamento.

O administrador dos contratos é o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, se por algum motivo você desistir do financiamento, seja por um novo sonho, escolha de outro curso ou até mesmo desistência do escolhido, faça o cancelamento do seu contrato fies seguindo o passo a passo acima dentro dos prazos estipulados para cancelamento do programa.


Tipos de cancelamento do FIES 2024

No ato do cancelamento do seu contrato do FIES, serão apresentadas 4 opções de cancelamentos para contratos do FIES:

  • Liquidar o contrato no ato do encerramento – Cuidado ao escolher essa opção. Significa que você compromete a pagar toda a sua dívida de uma só vez. O pagamento deverá ser feito no banco, quando você for assinar o termo de encerramento junto à instituição bancária;
  • Permanecer na fase de utilização – Você cancela seu contrato, mas mantém os prazos de pagamento que assumiu quando assinou o contrato. Ou seja, quando você concluir o curso, terá ainda os 18 meses de carência, e só então começará a pagar;
  • Antecipar a fase de carência – Como o nome sugere, você assina o termo de encerramento, deverá pagar as parcelas trimestrais de R$ 150,00 que seriam cobradas durante o período de carência, e logo após, começará a pagar as parcelas do financiamento, pulando a fase de carência;
  • Antecipar a fase de amortização – Significa que você começará a pagar – imediatamente as parcelas do financiamento. O prazo de pagamento, nessa modalidade, é o triplo do tempo que você financiou seu curso mais um ano. Ou seja, se você financiou um curso de 3 anos, por exemplo, pagará o parcelamento e 10 anos.
5/5 - (1 vote)

Leave a Reply