O Fies é um programa do Governo Federal que concede financiamento estudantil para cursos de ensino superior. Tal programa tem ajudado vários jovens à realizarem o sonho de cursar a graduação que tanto desejou. Após conseguir o financiamento, o estudante deverá ter em mente que precisa comprovar que continua matricula na instituição à cada semestre. Esse processo se chama aditamento FIES 2023. Então, quer aprender como fazer o aditamento FIES 2023? Leia o artigo abaixo!

Aditamento FIES 2023
Fique por dentro:
✓ Confira os documentos necessários para fazer o FIES 2023 e aditamento de contrato.
✓ Veja como fazer o Cancelamento do FIES em caso de desistência do financiamento.
Conteúdo
Novas Regras FIES 2023 – Novo FIES
A partir deste ano, o Fies passará a ter novas regras. Trata-se de algumas mudanças que possui o objetivo de aumentar a capacidade de participação das pessoas que não possuem condições de arcar com as mensalidades. Desta forma, as vagas do Fies passariam a ser divididos em três categorias:
Fies 1
- 100 mil vagas
- Indicado para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos per capita
- Taxa de jurus igual a zero
Fies 2
- 150 mil vagas destinadas para estudantes das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte
- Foco em estudante com renda familiar de até 5 salários mínimos per capita
Fies 3
- 60 mil vagas
- Para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos per capita
- Vagas destinadas para estudantes de todo o país
Lembre-se de ficar atento ao prazo de inscrição FIES 2023, para não perder sua chance!
Aditamento Fies 2023
Ao realizar o aditamento FIES 2023 o estudante estará confirmando a renovação da contratação do serviço. Geralmente, ele pode ser feito no início de cada semestre.
Caso o estudante perca o prazo ou não faça a renovação do programa, ele poderá perder o financiamento do seu curso. Por isso, é bem importante que se mantenha atento aos prazos do aditamento Fies 2023.
Como Fazer Aditamento Fies 2023
O primeiro passo do aditamento do Fies consiste em confirmar o contrato por meio da plataforma do SisFies 2023 na internet. Logo depois, você deverá seguir os passos abaixo. É importante saber qual tipo de aditamento é o seu financiamento: simplificado ou não simplificado.
Aditamento Simplificado FIES 2023
Como o próprio nome já adianta, este tipo de aditamento é mais simples e rápido. O aditamento simplificado é menos burocrático, portanto, exigirá menos tempo dedicado. Para fazer seu aditamento simplificado basta:
- Dirigir-se até a comissão responsável pelo FIES da instituição em que estuda para retirar uma via do Documento de Regularidade da Matrícula, também chamada de DRM;
- Este documento deverá estar assinado pelo presidente ou vice-presidente da comissão.
Aditamento Não Simplificado FIES 2023
Já o aditamento não simplificado é mais burocrático e exige um pouco mais de atenção.
- Primeiramente, você deverá comparecer até a comissão do Fies na instituição em que estuda para retirar sua DRM assinada.
- Logo em seguida, deverá ir até a agência bancária do seu financiamento, acompanhado dos fiadores e de seu represente legal, caso não possua 18 anos.
- Você deverá formalizar o aditamento em até dez dias contados a partir do terceiro dia útil depois da confirmação da solicitação do aditamento FIES 2023.