Aditamento FIES 2024: Renovação de Contrato, Prazos

O Fies é um programa do Governo Federal que concede financiamento estudantil para cursos de ensino superior. Tal programa tem ajudado vários jovens à realizarem o sonho de cursar a graduação que tanto desejou. Após conseguir o financiamento, o estudante deverá ter em mente que precisa comprovar que continua matricula na instituição à cada semestre. Esse processo se chama aditamento FIES 2024. Então, quer aprender como fazer o aditamento FIES 2024? Leia o artigo abaixo!

Aditamento FIES 2024

Aditamento FIES 2024

 

Fique por dentro:
✓ Confira os documentos necessários para fazer o FIES 2024 e aditamento de contrato.
✓ Veja como fazer o Cancelamento do FIES em caso de desistência do financiamento.


Novas Regras FIES 2024 – Novo FIES

A partir deste ano, o Fies passará a ter novas regras. Trata-se de algumas mudanças que possui o objetivo de aumentar a capacidade de participação das pessoas que não possuem condições de arcar com as mensalidades. Desta forma, as vagas do Fies passariam a ser divididos em três categorias:

Fies 1

  • 100 mil vagas
  • Indicado para estudantes com renda familiar de até 3 salários mínimos per capita
  • Taxa de jurus igual a zero

Fies 2

  • 150 mil vagas destinadas para estudantes das regiões Nordeste, Centro-Oeste e Norte
  • Foco em estudante com renda familiar de até 5 salários mínimos per capita

Fies 3

  • 60 mil vagas
  • Para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos per capita
  • Vagas destinadas para estudantes de todo o país

Lembre-se de ficar atento ao prazo de inscrição FIES 2024, para não perder sua chance!


Aditamento Fies 2024

Ao realizar o aditamento FIES 2024 o estudante estará confirmando a renovação da contratação do serviço. Geralmente, ele pode ser feito no início de cada semestre.

Caso o estudante perca o prazo ou não faça a renovação do programa, ele poderá perder o financiamento do seu curso. Por isso, é bem importante que se mantenha atento aos prazos do aditamento Fies 2024.

 

Como Fazer Aditamento Fies 2024

O primeiro passo do aditamento do Fies consiste em confirmar o contrato por meio da plataforma do SisFies 2024 na internet. Logo depois, você deverá seguir os passos abaixo. É importante saber qual tipo de aditamento é o seu financiamento: simplificado ou não simplificado.


Aditamento Simplificado FIES 2024

Como o próprio nome já adianta, este tipo de aditamento é mais simples e rápido. O aditamento simplificado é menos burocrático, portanto, exigirá menos tempo dedicado. Para fazer seu aditamento simplificado basta:

  1. Dirigir-se até a comissão responsável pelo FIES da instituição em que estuda para retirar uma via do Documento de Regularidade da Matrícula, também chamada de DRM;
  2. Este documento deverá estar assinado pelo presidente ou vice-presidente da comissão.

Aditamento Não Simplificado FIES 2024

Já o aditamento não simplificado é mais burocrático e exige um pouco mais de atenção.

  1. Primeiramente, você deverá comparecer até a comissão do Fies na instituição em que estuda para retirar sua DRM assinada.
  2. Logo em seguida, deverá ir até a agência bancária do seu financiamento, acompanhado dos fiadores e de seu represente legal, caso não possua 18 anos.
  3. Você deverá formalizar o aditamento em até dez dias contados a partir do terceiro dia útil depois da confirmação da solicitação do aditamento FIES 2024.
5/5 - (1 vote)

Leave a Reply